Los sulfatos se han convertido para muchas personas en los grandes “enemigos” que evitar si queremos cuidar realmente del cabello, pero ¿sabemos qué son exactamente o porqué es mejor elegir xampus sem sulfatos? Explicamos a seguir com detalhe, o que são os sulfatos e por que são ruins para o cabelo.
O que são os sulfatos
A rotina de cuidado do cabelo é fundamental para que o cabelo esteja sempre lindo e saudável. Além das vitaminas para o cabelo, a hidratação, um bom xampu e condicionador podem prevenir a secura, as pontas duplas e também a caspa.
No entanto, ainda existem vários xampus no mercado com ingredientes que afetam a saúde do cabelo e danificam o couro cabeludo, como o sulfato. Além de desconhecerem o ingrediente, muitas pessoas não sabem o que o sulfato faz ao seu cabelo e por que devemos evitá-lo.
É possível que você tenha visto em alguns rótulos de xampu que essa fórmula não contém sulfato, certo? No entanto, existem xampus e outros muitos cosméticos para o cabelo que ainda têm o ingrediente em sua fórmula e muitos pacientes que sofrem de queda de cabelo acabam adquirindo esses xampus sem saber o efeito que o xampu terá no couro cabeludo.
Mas, o que são exatamente os sulfatos? Os sulfatos são um composto químico formado a partir de um átomo de enxofre com quatro átomos de oxigênio ao seu redor.
Quando você vê um sulfato, a primeira coisa em que deve pensar é na forma de uma estrela com enxofre no meio. Os quatro átomos de oxigênio que rodeiam o enxofre formam a forma de estrela e permitem que o sulfato atue sobre nosso cabelo como um potente limpador, já que limpa o cabelo em profundidade, embora às vezes possa ser muito agressivo.
Tipos de sulfatos nos xampus
Os xampus com sulfatos são capazes de eliminar todos os resíduos e sujeira do cabelo e couro cabeludo, mas a verdade é que tudo dependerá do tipo de sulfato que se encontra na composição do xampu, para acabar sofrendo algum dos seus efeitos.
Dessa forma, podemos dizer que se vemos que em nosso xampu aparecem sulfatos como o lauril sulfato de sódio (SLS) devemos ter cuidado, pois é o sulfato mais agressivo mas também costuma ser o mais comum e o mais barato de todos.
Depois temos também o SLES (lauril éter sulfato de sódio), bem como o lauril éter sulfato de sódio, miristato de sódio, miristil sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio (ALS) e lauril éter sulfato de amônio (ALES).
Todos estes, são sulfatos menos agressivos para o cabelo, em comparação com o SLS, embora também possam ter efeitos nocivos sobre nosso cabelo.
Existe algum sulfato que seja suave?
Podemos dizer, a partir do que foi comentado anteriormente, que os sulfatos podem ser bastante nocivos para o cabelo, mas também está sendo observado que muitos xampus que escolhem continuar usando sulfatos em sua composição, estão usando o Cocoil Sulfato de Sódio, ou sulfato de coco, pois é derivado da combinação de óleo de coco com Lauril Sulfato de Sódio, geralmente em uma proporção de 50%.
No entanto, a longo prazo e com uso contínuo, qualquer tipo de sulfato que você aplique no seu cabelo pode causar vários efeitos no cabelo, de modo que podemos nos perguntar agora porque sabemos que os sulfatos podem ser ruins para o cabelo.
Por que os sulfatos são ruins para o cabelo
Se você notar que seu cabelo está cada vez mais quebradiço, com pontas duplas, pode ser que tenha chegado a hora de experimentar os xampus sem sulfatos, mas é importante entender por que os sulfatos podem ser ruins para o cabelo.
Já sabemos que os sulfatos eliminam a sujeira e gordura do cabelo de forma eficaz e em profundidade, mas devido a essa potência de limpeza que têm, podem causar efeitos realmente nocivos para nosso cabelo, entre os quais temos:
- Alergia, se temos um couro cabeludo ou pele sensível, podendo chegar a sofrer dermatite.
- Ressecam o couro cabeludo, mas também é possível que notemos como aparece coceira, descamação e, em consequência, caspa sobre nosso couro cabeludo, algo que por outro lado resulta bastante contraditório se levarmos em conta que muitas pessoas recorrem a xampus com sulfatos para tratar especificamente esse problema.
- Os sulfatos podem fazer também com que os óleos naturais e o sebo de nosso cabelo desapareçam pouco a pouco, de modo que o cabelo fique cada vez mais enfraquecido e ressecado.
- Esse problema com os óleos naturais do cabelo pode provocar também que as pessoas que têm o cabelo cacheado, acabem notando como seus cachos ficam ressecados e são mais difíceis de controlar.
- Além disso, outro dos problemas que afetam o cabelo tratado com um xampu com sulfatos, é que surge um frizz que é muito marcado, sem nos esquecermos de algo que muitas mulheres temem sofrer: as pontas duplas.
- Por outro lado, o fato de ir eliminando o sebo do couro cabeludo provoca que este se esforce em gerar mais sebo, de modo que aumentará a oleosidade nas raízes e com isso, que tenhamos a necessidade de lavar com mais e mais frequência.
- Muitas pessoas, além disso, experimentam que o uso contínuo de xampus com sulfatos causa perda de cabelo a partir do momento em que o cabelo vai enfraquecendo, de modo que no final é possível que tenhamos que enfrentar o problema que mais se teme no que diz respeito ao cabelo.
Por fim, temos que dizer também (embora não existam estudos que comprovem) que muitas pessoas asseguram que os sulfatos podem fazer também com que a pele do corpo, especialmente a do pescoço, seja afetada, mas também falam de problemas hepáticos porque todas as substâncias químicas são excretadas através do fígado.
Por todos esses motivos, o uso de um xampu sem sulfatos pode ser uma boa solução, de modo que possamos conseguir que o couro cabeludo se recupere e volte a gerar o sebo que, em última análise, protege nossos folículos pilosos e todo o cabelo em geral.