¿Cómo hay que usar los xampus sem sulfatos? Certo é que este tipo de xampu costuma limpar e ao mesmo tempo, cuidar do nosso cabelo, mas se estamos acostumados aos xampus com sulfatos devemos saber que há algumas diferenças na lavagem com os xampus sem sulfatos. Não se preocupem, porque explicamos a seguir, com todos os detalhes.
Como usar um xampu sem sulfatos
Os sulfatos são surfactantes tensoativos que ao reagirem com a água, fazem com que se forme uma quantidade abundante de espuma, responsável pela eliminação de toda a sujeira e gordura no nosso cabelo. É por isso que continuam sendo dos xampus mais usados em todo o mundo. Além disso, os sulfatos são baratos, então quem pode resistir a um xampu que não só lava o cabelo, mas também custa apenas alguns euros? A verdade é que durante anos lavamos o cabelo pensando que a espuma é a única coisa que nos ajuda a eliminar a sujeira, e embora em parte isso seja verdade, também é verdade que os sulfatos fazem com que nosso couro cabeludo vá ficando sem sebo.
A falta de sebo em nosso cabelo provoca o frizz do qual muitas pessoas se queixam, assim como a fragilidade do cabelo, e até mesmo em alguns casos, irritação. O que podemos fazer então? Pois, para nossa sorte, temos finalmente no mercado uma ampla variedade de xampus sem sulfatos entre os quais escolher, embora você deva saber seguir corretamente todos os passos de uso e com isso, poderá lavar seu cabelo e também cuidá-lo para que ele se recupere de qualquer efeito nocivo que os sulfatos tenham tido sobre nosso couro cabeludo.
Vamos ver agora, passo a passo, como usar um xampu sem sulfatos:
- A primeira coisa que temos que fazer antes de começar a usar um xampu sem sulfatos, é ter em mente que pode fazer menos espuma que um xampu convencional. Embora em alguns novos xampus sem sulfatos já existam fórmulas que geram bastante espuma e não há tanta diferença com os xampus de sempre.
- Se você usar um xampu sem sulfatos que gera pouca espuma, não deve se preocupar, a chave está em molhar bem o cabelo, só assim você conseguirá que o xampu possa se espalhar corretamente por toda a extensão do seu cabelo. Primeiro molha bem e depois, aplica um pouco de xampu no couro cabeludo, dando uma leve massagem mas sem esfregar demais.
- Uma vez que tenha terminado de massagear o couro cabeludo, você deve voltar a molhar as extensões ou mechas do seu cabelo, e aplica um pouco mais de xampu, lavando como você costuma fazer sempre.
- Em seguida, e aí está outra das chaves no uso do xampu sem sulfatos, você deve deixar o xampu repousar no cabelo por pelo menos três minutos (você pode fazer isso enquanto termina de tomar banho). Deste modo, você conseguirá que o xampu exerça sua função reparadora sobre o cabelo, fechando os folículos pilosos de modo que possam se recuperar e ajudando também o couro cabeludo a começar novamente a gerar o sebo protetor que nosso cabelo precisa.
- Por último, só nos resta retirar os restos de xampu. Para isso, você deve enxaguar bem o cabelo, e até mesmo fazê-lo duas vezes. Desta forma, você se certificará de que terá eliminado todo o produto, algo que pode ser um pouco difícil no começo, mas logo você verá como o cabelo fica mais limpo e parece mais cuidado, de modo que significará que já sabe como usar este tipo de xampu. Também recomendamos prestar atenção aos xampus sem sulfatos cujas fórmulas garantem não deixar resíduos porque são muito mais fáceis de enxaguar.
Quando usar um xampu sem sulfatos
Já vimos de que modo podemos usar o xampu sem sulfatos corretamente, mas não será demais saber que existem determinados casos em que é conveniente utilizar esse tipo de xampus. Por exemplo:
Quando notar seu cabelo enfraquecido ou com irritação no couro cabeludo
No caso de que notar seu cabelo frágil, ressecado ou com frizz, ou também estiver sofrendo irritação e coceira no couro cabeludo, é porque está sofrendo os efeitos nocivos que os sulfatos têm no cabelo. Nesse sentido, você deve mudar para os xampus sem sulfatos, para comprovar como a irritação desaparecerá quase imediatamente, e pouco a pouco notará como o cabelo recupera sua qualidade e desaparece o frizz. (Veja também Vantagens e desvantagens dos xampus sem sulfatos)
Quando quiser ter um cabelo bonito a longo prazo
Em primeiro lugar e como já comentamos, a adoção de um tratamento sem sulfatos ajuda a acalmar o couro cabeludo. Esses componentes o irritam: de modo que para se defender, o couro cabeludo cria mais sebo. Como resultado, seu cabelo fica oleoso mais rápido. Em resumo, um produto suave e sem sulfatos limpará seu cabelo respeitando o couro cabeludo, para um cabelo mais saudável.
Também lembre-se de proibir as siliconas do cuidado do seu cabelo, porque também são ruins. Se aparentemente deixam o cabelo revestido e sedoso, a realidade é bastante diferente porque sufocam a fibra e a enfraquecem desde o interior.
Quando quiser uma cor mais brilhante
O uso de um xampu sem sulfatos, também ajudará a suavizar a fibra capilar e a manter seu cabelo brilhante. Se você também tiver tingido o cabelo, os xampus sem sulfatos são seus aliados, porque ajudarão a que seu cabelo conserve a cor por mais tempo.
Quando quiser manter o alisamento brasileiro
Embora sejam recomendados os xampus sem sulfatos para cabelo normal, assim como para cabelo tingido, esses também são necessários em caso de alisamento brasileiro. De fato, o alisamento brasileiro é um tratamento à base de queratina, ao contrário de outros alisamentos como o alisamento japonês que se baseia em proteínas de seda.
Visto que o sulfato ataca a queratina, a única forma de preservar a suavidade brasileira é evitar o xampu que contenha sulfato. Um xampu sem sulfato manterá os efeitos do alisamento brasileiro e prolongará o alisamento por mais tempo.