Como você pode tratar as rachaduras nas mãos

Com março cada vez mais perto e a primavera ao virar da esquina, as constantes mudanças de temperatura têm consequências nocivas na nossa pele, que se enche de marcas. Se este é o seu caso, aqui você descobrirá como tratar as rachaduras nas mãos para que desapareçam o quanto antes.

Este problema está diretamente relacionado com a secura, que é o que faz com que a área perca flexibilidade e rache, dando origem ao aparecimento desses sinais que são pouco estéticos e que, além disso, costumam coçar ou gerar diversos desconfortos ao longo do dia.

É certo que existem diferentes tipos de sintomas, cuja intensidade e gravidade variam bastante, mas em qualquer caso é indispensável tratá-las desde o primeiro momento para que não se agravem e para que, quando você usar gel hidroalcoólico, não sinta uma coceira terrível.

Para conseguir isso, eu compilei uma série de diretrizes que serão muito úteis e fáceis de colocar em prática. Mas antes, é hora de revisar os motivos pelos quais esse problema é gerado.

Por que essa área racha tão facilmente?

Como é possível que você saiba, algumas áreas do corpo são mais delicadas por dois motivos fundamentais: o nível de exposição a que estão submetidas e a delicadeza da derme dessa área, que tem a ver com sua estrutura.

No caso das mãos, ambos os fatores coincidem, por isso é lógico que se danifiquem com mais facilidade, especialmente nas áreas dos nós dos dedos e das cutículas.

Afinal de contas, estão em constante contato com as intempéries (as mudanças bruscas fazem com que não possam se adaptar rapidamente de um ambiente para outro, o que leva ao ressecamento), substâncias químicas que usamos na limpeza e todo tipo de fricções.

Por isso mesmo a higiene nessa área é maior (especialmente nestes tempos pandêmicos em que temos que usar desinfetantes com muita frequência), o que acaba afetando a sua barreira protetora.

Além disso, os fatores genéticos fazem com que tenhamos uma maior ou menor predisposição para que as mãos rachem, o nível de estresse afeta negativamente e certos medicamentos causam como efeito colateral a secura da pele.

Quais são as melhores soluções?

Ao ter claros os motivos que podem causar ou aumentar a secura, que por sua vez dá origem às rachaduras, é mais fácil saber por que tipo de remédios devemos optar para aumentar a nutrição e reduzir a exposição aos fatores nocivos.

Adote medidas de precaução para evitar o problema

Prevenir é o melhor que você pode fazer, pois reduzirá notavelmente as rachaduras que surgirão em suas mãos e, portanto, os problemas que elas gerarão.

Para começar, convém que você tenha um ritmo de vida saudável, o que inclui uma dieta equilibrada, evitar o sedentarismo, descansar bem e, acima de tudo, beber muita água. Lembre-se de que uma boa hidratação é fundamental para que o organismo funcione corretamente.

Depois, você deve evitar se expor a certos fatores na medida do possível (como os raios solares diretos ou a fumaça do trânsito ou do tabaco) ou tomar certas precauções quando o fizer.

Por exemplo, use luvas isolantes sempre que for limpar, especialmente se usar produtos nocivos como a água sanitária (embora evite os mais agressivos sempre que possível), e luvas ou mOfas quando estiver muito frio.

Neste último caso, tente que sejam de algodão, para que respirem bem e o excesso de suor não tenha o efeito contrário ao procurado. Depois, na hora de lavá-los, evite os amaciantes e opte por produtos adequados.

O mesmo acontece com a higiene das mãos. Use sabonetes com um pH que se adapte à sua derme. Além disso, use água morna e seque bem a pele depois, embora faça isso sem arrastar a toalha, para não arranhar a derme.

Aposte nos cremes hidratantes para melhorar a nutrição

De qualquer forma, o melhor remédio para prevenir e curar consiste em melhorar a nutrição, que conseguirá reparar a pele em mau estado, devolver a flexibilidade e evitar a secura futura. Para isso, não há nada igual à cosmética profissional.

O motivo é que são produtos especialmente desenhados com este objetivo em mente e, também, que são fáceis de aplicar e seus resultados são notados de imediato, por isso são a forma perfeita de acalmar as coceiras.

Atualmente existe uma oferta tão ampla que com certeza você encontrará um creme ou sérum adaptado às suas necessidades cutâneas e econômicas. Por isso, também pode ser algo esmagador saber como encontrar o melhor tipo de produto.

Minha recomendação é que primeiro verifique sua formulação, que deve ser de origem natural, conter substâncias umectantes e anti-inflamatórias e não ter compostos irritantes, parabenos, álcoois ou um excesso de conservantes.

Para usá-lo, basta aplicá-lo (sempre sobre a área previamente limpa e seca) através de uma massagem circular e exercendo uma leve pressão, pois assim você estará reativando a circulação ao mesmo tempo em que promove uma absorção completa.

Esse processo deve ser repetido pelo menos duas vezes ao dia (uma de manhã e outra à noite, para que as mãos fiquem hidratadas o dia todo), mas não hesite em insistir sempre que achar necessário ou sentir desconforto, pois seu uso é completamente seguro.

Para facilitar, compre uma embalagem pequena que você possa levar sempre com você, e tente que seja opaca (para que não seja afetada pelos raios solares) e tenha um dispensador confortável que impeça que abra na bolsa ou no casaco.

Realize outros tratamentos cosméticos

Além deste tratamento diário, você deve apostar em outros semanais, que ajudarão a melhorar o estado da sua derme.

Um deles é uma boa esfoliação, que consegue eliminar as células mortas, promover a renovação celular, acabar com as impurezas e, em última análise, fazer surgir uma nova camada de pele mais saudável e lisa.

Além disso, este tratamento faz com que o restante dos produtos penetrem melhor depois, por isso também conseguirá que os cremes hidratantes sejam mais eficazes. No entanto, não é aconselhável fazer a esfoliação diretamente sobre áreas previamente danificadas.

Depois, as máscaras são adequadas em qualquer momento, pois simplesmente fornecem uma grande dose de nutrição de uma só vez. Você pode comprá-las já preparadas (mas certifique-se de que são adequadas para as mãos) ou prepará-las em casa, com alguns dos métodos que veremos a seguir.

Crie suas próprias soluções adaptadas às suas necessidades

Os remédios caseiros são uma boa forma de complementar os cremes hidratantes profissionais, pois você pode escolher os ingredientes que melhor funcionam para você ou que mais gosta.

Com certos compostos aplicados diretamente sobre a área, você pode hidratar e acalmar. É o caso do gel de aloe vera (que possui inúmeros benefícios ao cuidar da derme) e dos óleos essenciais, que você pode usar como massagem.

Minhas recomendações particulares são o de amêndoas (muito rico em vitamina E), o de coco (que é extremamente hidratante, então algumas gotinhas serão suficientes) e o de rosa mosqueta, que regenera e consegue eliminar todo tipo de marcas.

Na área das máscaras, com um tomate natural esmagado (aproveitando principalmente seu suco) e uma colher pequena de suco de limão recém espremido, você conseguirá um produto leve que, ao deixá-lo agir por cerca de 20 minutos, conseguirá recuperar a pele, especialmente se usá-lo duas vezes por semana.

Você também pode usar mel, que equilibra o pH e limpa delicadamente se for utilizado por 10 minutos como máscara, ou a gema de ovo, cujo método de atuação é o mesmo e, em troca, deixa as mãos realmente macias.

Em outro tipo de tratamentos, com uma mistura de açúcar mascavo e algumas gotas de limão você conseguirá um esfoliante suave que remove as células mortas com delicadeza mas eficácia. Basta esfregar nas mãos e depois enxaguar com bastante água morna.

Evite coçar constantemente

Por último, mas não menos importante, a melhor ajuda para que as rachaduras não aumentem é não ceder à tentação de coçar. Claro, é mais fácil falar do que fazer, mas terá que tentar.

No meu caso, funciona bem manter as mãos ocupadas o tempo todo. Por isso, tenho sempre por perto uma caneta para brincar ou uma bola antiestresse que aperto até me acalmar quando sinto coceira.

Outra técnica muito curiosa que funciona para algumas pessoas é coçar um tecido áspero nos momentos de maior desconforto, pois dessa forma você pode enganar o cérebro, que pensará que você está arranhando sua própria pele.

Se o problema for durante o sono, quando for dormir coloque um pedaço de esparadrapo nas unhas para não se machucar enquanto dorme.

Embora lembre-se de que a maneira mais eficaz de aliviar a coceira e o ressecamento é usar cremes hidratantes profissionais, que você pode combinar com outros remédios que vimos ao longo deste artigo, com o qual espero que você já saiba como tratar as rachaduras nas mãos.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!